fbpx
Por que os padres são proibidos de se casar?

Por que os padres são proibidos de se casar?

Em primeiro lugar devo afirmar que tenho minha opinião própria sobre por que os padres são proibidos de se casar. Más, neste texto vou tentar ser totalmente imparcial.

Em que momento e porque a Igreja Católica impôs o celibato aos padres

Até o século XII, os sacerdotes podiam casar e ter filhos; então, o que mudou?

Até o presente momento, apesar das pesquisas que fiz, não encontrei nada que indique que a Igreja Católica irá rever as regras a curto prazo. Porém, o papa Francisco afirmou: o celibato clerical, ou seja, o voto que obriga os padres a permanecerem castos, não é um dogma de fé – e, sim, um regulamento da Igreja.

O casamento está ruim, permanecer ou separar?

Esse é um ponto em que gosto muito de chamar a atenção. Eu tenho para mim que isso tem a ver com o fato de a igreja, Católica, não permitir que seus castos e santos padres tenham a mínima possibilidade de entrarem em discussões matrimoniais e, principalmente, não terem filhos que não sejam dogmatizados pelo Catolissismo. Será?

O Dogmas são o conjunto de conceitos que a Igreja prega como “verdades absolutas”: pontos fundamentais e imotáveis da fé, e portanto não devem ser alterados. A ressurreição de Cristo e a Santíssima Trindade, por exemplo, são dogmas.

Veja o que afirmou recentemente o papa, em conversa com a imprensa.

“O celibato não é um dogma de fé; é uma regra de vida que eu aprecio muito e acredito que seja um dom para a Igreja. Não sendo um dogma de fé, sempre temos a porta aberta. Neste momento, contudo, não temos em programa falar disso”.

O sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SPO, afirma: “o celibato em amplo sentido, é a condição de quem, por opção, não contrai matrimônio.”

Para mim isso não é opção, o faz por ser obrigado se quiser servir a igreja católica.

https://muitoprazer.online/legalizar-o-uso-da-maconha-sim-ou-nao/

Por que os padres são proibidos de se casar!

E celibato sacerdotal é quando essa escolha é feita pelo homem em troca de uma dedicação integral aos serviços religiosos, por meio da ordenação presbiterial. Daí, se ele quiser ser um sacerdote da igreja católica deve se “curvar” a isso, e pronto!

“O celibato sacerdotal é uma condição de oferta total da pessoa ao serviço de Deus e da comunidade. Vincula-se à vocação virginal, mas não se identifica totalmente a ela. Religiosos que não exercem a função sacerdotal também podem manter a vocação virginal por um compromisso ou voto. Pessoas casadas – que, portanto, não podem ser celibatários – podem assumir num certo momento da vida um voto virginal, mantendo-se unidos mas sem terem mais relações sexuais.”

Padres casados

Mais de 7.000 brasileiros solicitaram à Igreja a dispensa do sacramento da ordem em troca do matrimônio, de acordo com o Movimento Nacional das Famílias dos Padres Casados. Porém, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não divulga dados sobre o assunto.

Saiba Como Sair da Depressão Sem Remédios e Sem Médicos

Isso significa que a cada quatro sacerdotes católicos que são ordenados no Brasil, um larga a batina para constituir família. Segundo a revista La Civiltá Cattolica, publicada desde 1850 em Roma pelos jesuítas italianos, em todo o mundo esse número supera os 60.000 padres.

Sexo sem amor, é saudável?

Daí, creio eu, para que a igreja não continue perdendo “mercado” pra a concorrência existe a expectativa para os casados que desejam desempenhar trabalho religiosos dentro do catolicismo.

A Igreja Católica, atualmente, está ordenando homens casados (mulheres ainda nem pensar) como “diáconos permanentes”.

Ribeiro Neto afirmou: “Assim, eles podem desempenhar quase todas as funções dos sacerdotes, com exceção da consagração da hóstia na comunhão e da absolvição dos pecados na confissão”. Eita que a igreja está tendo que se mexer para não sair do rico mercado da Crença.

Se o papa Francisco não deu sinalização alguma de rever a regra, por outro lado a demanda existe: há falta de padres no mundo.

“Por isso, houve um pedido de muitos bispos da Amazônia para que se passe a se permitir que haja padres casados para atender às comunidades sem padres”, conta o professor Altemeyer Júnior.

“Parece que o papa Francisco estaria disposto a aceitar tal mudança que não exige mudar nenhum dogma ou lei. É só uma disciplina cultural e histórica.”

O próprio padre Fábio de Melo já deu entrevistas dizendo que a norma do celibato deveria ser abolida, “por ser algo da Idade Média“. Ainda afirmou ele que a Igreja deveria ordenar casados – e manter a possibilidade de celibato àqueles que quisessem fazer uma “entrega mais radical“.

Por que os padres são proibidos de se casar

Por que os padres são proibidos de se casar!

A agência americana Religion News Service, que existe desde 1934, afirmou em artigo que o padre jesuíta Thomas Reese defendeu que o celibato clerical fosse opcional.

“O Papa Francisco sinalizou que está aberto para analisar a ordenação de homens casados, mas quer que o pedido venha de conferências episcopais nacionais”, escreveu. “Mas Francisco também é bastante contundente ao afirmar que até que isso aconteça o celibato deve ser obedecido. Ele não expulsaria todos os padres que violaram o celibato; “erros” individuais podem ser perdoados.”

Ao longo da história e ao redor do mundo, são muitos os casos de religiosos que não seguem essa norma, ainda insinua Reese.

Uma visão oficial da Igreja, corroborada por alguns especialistas, é que a Igreja mantém o celibato porque crê que os celibatários desempenham suas funções religiosas melhor do que os casados.

“Pura conversa fiada, que homem casado é menos competente e fiel que um solteiro e vice versa?”

Veja o absurdo afirmado por Ribeiro Neto:

“Se um homem quer se casar, isso é um sinal de que ele não foi escolhido para a função ministerial do padre – e, diferentemente de uma profissão leiga, o sacerdócio católico é algo a que uma pessoa é chamada, algo mais que uma atividade que ela individualmente deseja fazer. Ceder às pressões para que os padres se casassem seria, na visão da Igreja, facilitar a entrada de pessoas não verdadeiramente vocacionadas, que acabariam se tornando maus padres”.

É dentro dessa perspectiva, portanto, que a Igreja se defende quando recebe insinuações de que, abolindo o celibato, iria reduzir os casos de pedofilia envolvendo o clero – Thomas Reese é um dos que fazem esse tipo de sugestionamento.

O sociólogo explica o ponto de vista do Vaticano.

“Os casos de pedofilia recentemente noticiados são entendidos pela Igreja como decorrência justamente da escolha de pessoas sem uma verdadeira vocação e de um acompanhamento deficiente, que não fornece uma base espiritual adequada para conviver com a condição celibatária. Assim, a opção de permitir que os padres se casassem poderia ter um efeito até contrário, facilitando o ingresso de pessoas não vocacionadas e sem uma espiritualidade sólida”.

Quem, em sã consciência pode aceitar esse raciocínio mais estapafúrdio?

Por que os padres são proibidos de se casar

Como outras religiões tratam a vida amorosa de seus sacerdotes

Rabinos podem ter relacionamentos e se casar. A única recomendação é que a esposa seja judia.

Budismo

Não reconhece nenhum ser superior capaz de dar ordens de conduta, mas monges e monjas vêem a abstinência sexual como algo que eles devem se esforçar a aprender.

Cristianismo protestante

Pastores (batistas, metodistas, da Assembléia de Deus ou de qualquer outra corrente) podem se casar. Entre os luteranos, há grupos de monges que, por opção, adotam o celibato.

Cristianismo Ortodoxo

Homens casados podem virar padres, mas dificilmente serão promovidos a bispos. A regra é a mesma em correntes católicas orientais, como a maronita e a ucraniana.

Islamismo

Qualquer homem (no islamismo, não há sacerdotes como no catolicismo) não só pode como deve ter quatro esposas, se puder sustentá-las, é claro. As mulheres, por outro lado, só podem ter um marido.

Ah, eu me esqueci de dizer que não sou religioso, mas creio e Jesus Cristo como o nosso guia e orientador espiritual. Ele, que vive além do tempo e do espaço foi quem criou tudo e seus ensinamentos devem ser seguidos a risca.

E você, comente o que você pensa do Por que os padres são proibidos de se casar!

https://blogdelivery.online/como-ganhar-dinheiro-com-a-fisica-quantica/

1 comentário em “Por que os padres são proibidos de se casar?”

Você Gostou? Compartilhe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: