O que são óleos essenciais puros

O que são óleos essenciais puros

Neste texto vou descrever de forma simples e clara o que são óleos essenciais puros e espero que isso ajude você a compreender porque eles são muito eficazes, se forem 100%, orgânicos e com certificado de pureza testada e garantida (CPTG).

Antes de continuar, quero me apresentar a você: meu nome é Alessandro Machado, sou estudante de física quântica, cosmologia e certificado como terapeuta holístico pela ABRATH.

Veja quem sou eu desde 2018

Então, o que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são chamados de “essenciais” porque são a “essência” das plantas. Na Idade Média, acreditava-se que os óleos essenciais eram essenciais para a vida destas dádivas da natureza, dando a eles este apelido que carregam até hoje.

As bibliografias modernas definem um óleo essencial como a essência, ou extrato, que dá o aroma e o sabor a uma planta.

Por exemplo:

  • O hortelã-pimenta cheira a hortelã-pimenta por causa do óleo essencial contido em suas folhas e caules.
  • As Laranjas cheiram a laranjas por causa do óleo essencial contido na casca.

Por que as plantas produzem óleos essenciais?

Porque elas precisam se proteger de ameaças sazonais externas. De insetos, micro-organismos patógenos e da poluição, por exemplo.

Portanto, os óleos essenciais são considerados o sistema imunológico das plantas. Elas, muito sabiamente, produzem óleos essenciais para se protegerem contra ameaças ambientais.

Então, os óleos essenciais são geralmente as partes com maior risco de invasão por microrganismos, tipo:

  • Cascas,
  • Seivas,
  • Folhas,
  • Sementes, e,
  • Cascas de frutas.

Considerando isso, podemos concluir que os compostos encontrados nos óleos essenciais têm todos os tipos de atividades biológicas.

E, como temos a mesma base de criação das plantas (somos baseados em carbono), podemos crer que eles nos protegem contra as ameaças do meio ambiente, também acalmam o nosso corpo e até a nossa mente.

Como os óleos essenciais são obtidos das plantas?

Embora seja importante notar que a extração de óleo essencial é única em todas as plantas, em geral, os óleos essenciais doTERRA são extraídos usando principalmente um dos 3 métodos: destilação a vapor, prensagem a frio e por solvente.

– Destilação a vapor: Método mais comum de coleta de óleos essenciais. Na destilação a vapor, a água é fervida e o vapor passa pelo material da planta.

O vapor carrega o óleo essencial da planta para um tubo coletor, onde o vapor é resfriado e condensado de volta à água.

Como os óleos essenciais são lipossolúveis (eles se misturam prontamente com outros óleos), eles são facilmente separados da água.

– Prensagem a frio: Método que não envolve calor. A extração a frio é usada exclusivamente com frutas cítricas, porque é uma maneira de extrair óleo da camada mais externa da casca da fruta.

A fruta passa através de cilindros afiados e ásperos que abrasam a superfície da casca para abrir pequenos sacos contendo óleo essencial. A água é então pulverizada sobre a fruta para coletar o óleo essencial.

A mistura aquosa resultante é então filtrada e centrifugada para separar o óleo essencial da água.

– Extração por solvente: É usada em todos os tipos de vegetais, mas é mais comumente usada em flores que são muito frágeis para suportar as condições necessárias para a destilação a vapor.

O material vegetal é lavado com um solvente para dissolver os compostos perfumados. A mistura resultante é então filtrada para remover o material vegetal e, em seguida, o solvente é removido usando destilação a vácuo.

O rendimento desse processo é um material grosso e ceroso chamado “concreto”. O “concreto” é processado novamente de maneira semelhante, mas com um solvente diferente.

Após mais uma rodada de destilação a vácuo para remover o segundo solvente, resta uma mistura pura de apenas absolutos. Os absolutos comuns extraídos por esse método são Jasmim e Baunilha.

Por fim, más não menos importante, precisamos saber que nem todos os óleos essenciais são 100% puros, orgânicos e tem certificado de pureza testada e garantida.

Por isso eu uso os óleos essenciais da doTERRA, a maior e melhor destiladora destas dádivas da terra!

Rigorosos padrões de segurança e eficácia são aplicados a todos os Produtos de Bem-Estar Essencial da dōTERRA.

Orientada por um Conselho Consultivo Científico, a doTERRA mantém parceria de desenvolvimento e fabricação com excelentes profissionais e cooperativas em mais de 40 países que mantêm a certificação GMP e gozam de reputação no setor devido a inovação e qualidade superiores.

Cada produto doTERRA é garantido para exceder a satisfação do cliente e suas expectativas de desempenho.

Espero que este texto tenha servido para mostrar o principal sobre o que são óleos essenciais puros e se você quiser saber como comprar os melhores óleos essenciais do mundo, direto do destilador e com descontos eu ficarei muito feliz e te ajudar.

Abs,

Alessandro

1 comentário

  1. Pingback: Como Viver Mais Jovem e Mais Saudável – ComPensar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *