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Você sabe quais são as necessidades do cliente da sua loja virtual?

Você sabe quais são as necessidades do cliente da sua loja virtual?

No meio off-line, o bom vendedor é aquele que escuta o seu cliente, compreende suas necessidades, seus desejos e suas expectativas e oferece o produto que mais se adequa à solução do problema e ao perfil desse cliente.

No meio online, isso não deve ser diferente. No entanto, há algumas dicas e truques específicos para saber quais são as necessidades do cliente da sua loja virtual.

Por que identificar as necessidades do cliente da sua loja virtual?

Produtos inovadores se diferenciam no mercado não apenas pelo material utilizado ou pelas características, mas, principalmente, pela forma que atendem e resolvem problemas para os seus clientes.

Dessa forma, empresas que estão dispostas a ouvir seus clientes têm maiores chances de obter êxito, pois poderão melhorar seus produtos, suas ofertas e seus processos atendendo às necessidades, aos desejos e às expectativas de seus clientes.

A diferença entre necessidade e desejo

Essas duas palavras são encaradas, muitas vezes, como sinônimos, mas cada uma delas possui a sua particularidade.

*Necessidade é aquilo que uma pessoa precisa para resolver um problema.

*Desejo é algo que uma pessoa quer, seja por qual razão for.

Por isso, é mais interessante que as empresas ouçam as necessidades de seus clientes – algo que elas realmente precisem e que resolva um problema.

Dessa forma, a ligação entre a empresa e o cliente será muito mais forte.

6 estratégias para identificar as necessidades do cliente da sua loja virtual

Para identificar as necessidades dos seus clientes, há 6 estratégias possíveis. Confira:

1. Use as informações que já estão na sua loja

Peça a opinião de fornecedores e da equipe, se a sua loja tiver uma. Eles conhecem o produto e poderão trazer ótimos insights.

2. Mapeie o processo e a jornada de compra

Coloque no papel todas as etapas que o cliente passa para efetuar uma compra na sua loja e identifique os pontos que podem ser melhorados para entregar uma experiência de compra ainda melhor.

3. Pergunte ao seu consumidor

Realize pesquisas e busque técnicas para elaborar formulários que o ajudem a saber quais são as necessidades dos clientes. Uma pesquisa por e-mail com um cupom de desconto pode ser uma boa forma de conseguir isso!

4. Observe o seu concorrente

Como é o produto dele? Quais esforços de marketing utiliza? Como é o processo de compra de um cliente dele? Quais formas de pagamento oferece?

Analise esses e quaisquer outros pontos que fizerem sentido para o seu negócio. Essa pesquisa irá ajudá-lo a identificar quais necessidades do cliente você atende e quais não.

5. Observe o mercado

Não deixe de verificar o que outras empresas – mesmo que de segmentos diferentes – estão fazendo para identificar as necessidades de seus clientes.

Talvez isso traga ideias de ações que possam ser adaptadas à realidade do seu negócio.

6. Ouça com atenção

Muitas vezes, os clientes deixam elogios, críticas e sugestões. Não deixe de dar a devida atenção para isso e coletar o máximo de insights que for possível.

Além disso, quando você se coloca à disposição para ouvir o cliente, ele se sente especial e pode voltar a dar mais feedbacks construtivos.

Além dos pontos citados, um passo importante para colocar em prática as suas estratégias e saber quais são as necessidades do cliente da sua loja virtual é estimulá-lo a deixar reviews no seu e-commerce.

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