Grandes Investidores: O Oráculo de Omaha

Hoje vamos aprender bastante com a sabedoria de um investidor que tem um sangue empreendedor, praticamente desde o nascimento.

Afinal, os primeiros centavos que ele ganhou na vida fora aos 6 anos de idade, vendendo caixas de chicletes, batendo de porta em porta à noitinha (segundo palavras do próprio).

Dos 9 aos 10 anos, ele e seu melhor amigo, Stu Erickson, vendiam bolas de golfe usadas. Aos 10, ainda, arranjou um emprego vendendo amendoins e pipocas durante os jogos de futebol americano da Universidade de Omaha.

Mas, mesmo com 10 anos, nossa estrela do artigo de hoje já tinha um pensamento latente na cabeça: ele queria acumular dinheiro:

“Aquilo poderia me tornar independente. Então eu poderia fazer o que quisesse da minha vida.

E a coisa que mais queria era trabalhar por conta própria. Não queria ninguém me dando ordens.

A ideia de fazer o que eu quisesse, todos os dias, era importante para mim.”

Após ler um livro (Mil maneiras de se ganhar 1.000 dólares), com apenas 10 anos, passou a declarar seu objetivo a todos, fixando a ideia em sua mente, que seria milionário aos 35 anos. Era uma afirmação audaciosa, mas em sua mente, ele teria 25 anos para atingir essa soma.

Um ano depois, com 11 anos, já havia acumulado 120 dólares, através de pequenos trabalhos e, naquele ano, comprou suas primeiras ações, um total de U$ 114,75 dólares.

Obviamente, não sabia muito bem o que estava fazendo, nem entendia a empresa que estava investindo, tanto é que em pouco tempo a cotação da empresa despencou de U$ 38,25 dólares para U$ 27 dólares o papel.

Se sentia mal com aquilo, afinal, também tinha aconselhado sua irmã, Doris, a comprar as ações. Então, quando a ação se recuperou, chegando a 40 dólares, ele as vendeu.

O problema, porém, foi que a ação desta empresa logo decolou para 202 dólares. Então, com essa situação, o hoje considerado Sábio de Omaha, aprendeu 3 lições importantes:

  1. Não ficar tão concentrado no valor que havia pago pela ação

  2. Não correr impulsivamente para agarrar um lucro pequeno, afinal, por ter vendido de forma antecipada, deixou na mesa uma perda de 492 dólares (equivalente a cinco anos de trabalho dele à época) apenas por não ser paciente

  3. Ao investir dinheiro de terceiros, poderia deixar as pessoas com raiva, ao cometer um erro.

Ou seja, com apenas 11 anos de idade ele já aprendera o que “marmanjos” dos investimentos dos dias de hoje ainda não aprenderam.

Bom, se você ainda não adivinhou quem é nossa estrela deste artigo, retratei acima um pouco do início da história do maior investidor em valor de todos os tempos: Warren Buffett.

O “Oráculo de Omaha”, como é chamado, é venerado por uma legião de investidores e, obviamente, é o maior mentor da forma de investimento em ações da Academia Financeira.

Hoje, vamos aprender algumas lições com a sabedoria e forma de investir desse bom velhinho, que nasceu no dia 30 de Agosto de 1930 e que completou 88 anos em 2018.

Vida longa ao Mestre

Hoje, Warren é o maior acionista da Berkshire Hathaway, uma das maiores e mais bem sucedidas empresas do mundo.

Sua carreira foi montada através de erros e estrondosos acertos nos investimentos, que variam desde fábricas de chocolate a jornais e fábricas de bebida.

Ao longo de 50 anos como CEO da empresa, o retorno médio de suas ações foi de cerca de 21% ao ano! Batendo sistematicamente o índice S&P 500 (Um dos mais importantes dos Estados Unidos), por quase o dobro do retorno anual médio.

Buffett está há muitos anos entre os 10 homens mais ricos da terra, chegando a estar na primeira posição em 2008.

Toda a sua riqueza foi acumulada através de investimentos inteligentes, tanto em bolsa de valores, quanto adquirindo empresas de capital fechado.

Sua filosofia de investimento é facilmente compreendida por qualquer pessoa. Eis alguns elementos da sua linha de raciocínio:

Focar em empresas que possuem características que levarão a fortes aumentos do lucro no longo prazo

Garantir que as empresas tenham executivos honestos, esforçados e inteligentes. Pessoas que você entregaria a mão de sua filha em casamento. (Palavras dele)

Empresas com altos retornos sobre capital investido (ROIC)

Muita paciência, afinal, pode levar vários anos até que uma empresa de qualidade se encontre num preço justo de ser adquirida, através de uma boa margem de segurança na compra.

Diversificação é bom, mas em excesso prejudica

Nunca seguir a multidão (manada), ter uma mente independente da opinião alheia.

Buffett começou sua trajetória de investimentos com aproximadamente 5 mil dólares e hoje, beirando os 90 anos, possui uma fortuna de mais de 90 bilhões de dólares.

Há mais de 60 anos, mora na mesma casa (adquirida por 30 mil dólares), na pacata cidade de Omaha, longe do frenesi de Wall Street e ele mesmo diz que isso o beneficia para “pensar fora da caixa”.

É também um dos maiores filantropos do mundo, tendo doado mais de 20 bilhões de dólares nos últimos anos.

De toda sua fortuna, 99% dela foi ganhada após os 50 anos, esse é o poder exponencial dos juros compostos. Vale ressaltar que, 1% de 90 bilhões são 9 Milhões de dólares. Nada mal, não acha?

Bom, vamos agora aprender algumas das maiores lições que Buffett pode nos passar.

  • Investir é um jogo que ganha quem entende como os mercados funcionam, e investe de acordo com o que é preciso para ser um investidor bem-sucedido. É preciso entender e ter uma mentalidade focada no autocontrole, Mindset é tudo.

  • Apesar de crescente, poucos são os investidores que se atentam ao que existe por trás de uma ação. É necessário entender que quando se compra uma ação, você estará investindo numa empresa que tem marca, processos, produtos, pessoas, fluxo de caixa, entre outros fatores.

  • Seu trabalho como investidor é comprar ações de empresas que exista uma diferença grande entre o valor da ação e o seu preço de mercado.

  • Negócios com características de qualidade, alto retorno sobre capital investido e patrimônio, pouco endividamento, tocado por pessoas competentes e de caráter.

  • O tempo fatalmente se tornará aliado de negócios que têm essas características, afinal o negócio tenderá a crescer e gerar cada vez mais resultados.

  • O excesso de exposição a investimentos arriscados, sem o adequado estudo, fatalmente terminam em erros que geram perdas financeiras. Se você conseguir evitar ao máximo (afinal, todos erraremos um dia) os erros, os acertos farão com que você acumule um belo patrimônio.

  • Estude antes de partir para o investimento, aprenda com seus erros e não os repita. Aprenda também com os outros investidores, os erros deles evitarão que você perca dinheiro.

  • O pensamento de longo prazo é o que torna o investimento um grande sucesso. Pensando assim, você evitará erros em negócios ruins além de evitar rodar a carteira em excesso, o que aumentaria os custos de manutenção dos investimentos.

Os métodos de decisão de investimento de Warren não parecem ser complexos. Seu time é enxuto, com algumas dezenas de funcionários que o ajudam em tarefas administrativas.

Ele passa a maior parte do seu tempo solitário, em seu escritório, lendo jornais, revistas, livros e relatórios anuais. É assim que o conhecimento é acumulado ao longo do tempo.

A volatilidade do mercado é uma aliada do investidor de longo prazo. Com ela você consegue comprar a preços menores, uma ação de uma excelente empresa.

No Brasil temos um mercado ainda muito volátil, o que nos dá a oportunidade de fomentar uma fortuna comprando na baixa com certa frequência.

Não busque atalhos para o sucesso. Se endividar para investir, ou para consumo, não vai lhe trazer bons frutos. Juros das dívidas sempre irão corroer seu patrimônio.

Absolutamente todos os investimentos são passíveis de risco, inclusive, deixar o dinheiro debaixo do colchão, é arriscado (risco de pegar fogo, de ser assaltado, da corrosão da inflação…).

Mas se você sabe os riscos que está correndo, pode minimizá-los, por exemplo através de uma boa alocação de ativos. Estude os riscos, a maior parte dos investidores pulam esta etapa e terminam se dando mal.

Para finalizar, queremos deixar mais uma frase de Buffett, para que você reflita sobre sua forma de investir hoje.

“A maioria das pessoas se interessam por ações quando todo mundo também está interessado.

A hora de se interessar é quando ninguém mais está.

Você não pode comprar o que é popular e achar que estava fazendo o certo para seus investimentos”.

Saiba como criar um mindset de riqueza invistindo com inteligência | conheça o curso online da Academia Financeira

1 comentário

  1. Pingback: Como Abrir um Negócio Próprio - comPensar

Você Gostou? Compartilhe!