fbpx
Eu sou Yin ou Yang? Como saber?

Eu sou Yin ou Yang? Como saber?

Se você chegou até aqui é porque em algum momento de sua vida, nesta ou em qualquer outra dimensão do Universo, você manifestou este pensamento, sentimento, curiosidade ou frase. Eu sou Yin ou Yang? Como saber?

Caso você ainda não saiba nada sobre o que significa Yin e Yang a primeira informação deve ser que este conceito não trata de sexualidade e sim de energia. Porém, cada um de nós temos Yin e Yang em nossa concepção primordial. Uns mais Yin e outros mais Yang.

Curso Online de Automassagem Chinesa da Prevenção ao Tratamento

Em tese os homens são Yang e as mulheres carregam características mais Yin, mas o inverso também é possível. O grande ponto é que devemos tentar equilibrar estas energias para uma melhor união com as leis cósmicas.

Segundo os chineses, o universo é composto por forças opostas e achar o equilíbrio entre elas é essencial. Há, contudo, a necessidade de compreender que apesar se serem opostas não são conflitantes.

O taoismo define muito bem o Yin e Yang como sendo os conceitos que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Ele descreve as 2 energias fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas:

  • o Yin, como dito anteriormente, é o princípio feminino, noite, Lua, a passividade, absorção, e;
  • o Yang é o princípio masculino, sol, dia, a luz e atividade.

Segundo esse conceito, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si.

Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua.

Ademais, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência.

Estas 2 energias, Yin e Yang, seriam a fase seguinte do “tao”, princípio gerador de todas as coisas, de onde tudo surge e para onde tudo se destina.

Bom, se esta explicação lhe causou ainda mais confusão, vou tentar trazer este tema para um conceito mais próximo de nós, seres humanos na terceira dimensão!

E-book – Arquétipos, Desperte sua Força Interior

Na composição do universo existem infinitas forças que são opostas, contudo mesmo assim coexistem e se complementam.

  • o dia precisa da noite para existir,
  • a sombra precisa da luz,
  • o masculino precisa do feminino e vice-versa,
  • o caos precisa da ordem e assim por diante.

Esses e tantos outros elementos opostos se alternam e, assim, devem funcionar de maneira equilibrada. Não tenha dúvida que o equilíbrio entre Yin e Yang está presente em tudo.

Um ponto importante a ser considerado é que nem o Yin e nem o Yang representam sozinhos o bem ou o mal.

  • O bem, por exemplo, é simbolizado pelo equilíbrio que deve existir entre as duas partes, que é o que torna possível a coexistência entre os lados opostos, e;
  • O mal é fruto do desequilíbrio e da desordem entre elas.

Na minha simples opinião é que no nosso processo de autoconhecimento devemos sempre buscar o equilíbrio entre tudo e, não menos importante, devemos tentar eliminar ao máximo o nosso processo de julgamento e dualidade.

Para finalizar, para a filosofia chinesa existem sete leis aplicadas aos princípios do Yin/Yang.

  • O infinito é uma unidade que nele se manifestam diferentes situações;
  • Tudo que existe sofre transformação e nada fica ESTAGNADO;
  • O antagonismo serve para se complementar;
  • Não existe igualdade, tudo é diferente;
  • No Universo todo possui frente e o verso;
  • Quanto maior for o lado da frente, maior ser ao lado de trás, e;
  • Tudo que tem início, então terá também terá um final.

Ah, não se satisfaça com os conceitos que aqui manifestei. Somente com sua curiosidade infinita é que você conhecerá a verdade e a verdade o libertará! Eu sou Yin ou Yang? Como saber?

A Sabedoria do Silêncio Interno – TAO

Você Gostou? Compartilhe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: