fbpx
Equilíbrio de Nash, por John Forbes Nash

Equilíbrio de Nash, por John Forbes Nash

John Forbes Nash Jr. (1928) foi um matemático norte-americano que trabalhou com teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais, servindo como Matemático Sénior de Investigação na Universidade de Princeton.

Compartilhou o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1994 com Reinhard Selten e John Harsanyi.

E ainda, Nash também foi conhecido por ter tido sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, vencedor de quatro Óscars (indicado para oito), baseado no livro-biográfico homônimo, que apresentou seu gênio para a matemática e sua luta contra a esquizofrenia.

Equilíbrio de Nash, por John Forbes Nash
Os 4 Elementos Essenciais da Felicidade! Você sabe quais são? Clique Na Foto!

O equilíbrio de Nash representa uma situação em que, em um jogo ou negócio envolvendo dois ou mais jogadores (negociantes), nenhum deles tem a ganhar mudando sua estratégia unilateralmente.

Como Produzir Mais com Menos Esforço e Mais Felicidade? Clique AQUI

Segundo este conceito, apesar de os participantes não cooperarem, é possível que a busca individual da melhor solução conduza o jogo a um resultado em que se verifique estabilidade, não havendo incentivo para que nenhum deles altere o seu comportamento.

Para melhor compreender esta definição, suponha que há um jogo com n participantes. No decorrer deste jogo, cada um dos n participantes seleciona sua melhor estratégia, ou seja, aquela que lhe traz o maior benefício.

Fórmula Negócio Online, o método que usamos aqui na comPensar

Clique AQUI e saiba como você também pode se beneficiar!

Então, se cada jogador chegar à conclusão que ele não tem como melhorar sua estratégia dadas as estratégias escolhidas pelos seus n-1 adversários (estratégias dos adversários não podem ser alteradas), então as estratégias escolhidas pelos participantes deste jogo definem um “equilíbrio de Nash”.

Ação coletiva

A ação coletiva é a busca de um objetivo ou um conjunto de objetivos por mais de uma pessoa. É um termo que tem formulações e teorias em muitas áreas das ciências sociais.

Além de economia, a teoria tem encontrado muitas aplicações na ciência política, sociologia, comunicação, antropologia e ambientalismo.

O Problema de ação coletiva

O termo “problema de ação coletiva” descreve uma situação em que pessoas empenhadas em uma ação – da qual sejam potenciais beneficiárias – devem necessariamente realizá-la em coletivo, posto que seus custos associados tornariam implausível a qualquer um fazê-lo sozinho.

1 comentário em “Equilíbrio de Nash, por John Forbes Nash”

Você Gostou? Compartilhe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: