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Como fazer um Crowdfunding de sucesso

Como fazer um Crowdfunding de sucesso

Conhecido como crowdfunding, o financiamento coletivo é uma modalidade de obtenção de recursos para projetos de interesse coletivo através da agregação de diversas fontes de financiamento, por pessoas físicas ou jurídicas interessadas no projeto.

O termo é usado para descrever especificamente ações online com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão, pequenos negócios e empresas emergentes, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

É comum empreendedores que buscam o crowdfunding, sites de financiamento coletivo para transformar ideias de produtos ou serviços em realidade, sentirem o gosto do fracasso na primeira tentativa.

E há uma razão: eles cometem alguns erros básicos no planejamento da campanha. “Por exemplo, não escolhem a plataforma de crowdfunding cuja proposta casa com a ideia de seus projetos”.

1. Escolha o crowdfunding certo

Se o empreendedor tem uma ideia nova de negócio, serviço ou produto inovador, os sites de recompensa são o melhor caminho.

Neste caso, as pessoas doam dinheiro e recebem, em caso de sucesso da campanha, o que foi anunciado no site de crowdfunding.

Se o empreendedor busca dinheiro para criar um negócio, ele encontra crowdfunding próprio para essa modalidade; existem ainda os específicos para projetos sociais e projetos artísticos.

“Se você aposta no crowdfunding com a cara do seu projeto, a chance de sucesso é maior”, diz.

2. Seja sensato

Não peça mais do que você precisa. O público de crowdfunding sabe no que está apostando. Se você pedir R$ 10 mil reais para um produto que precisa de R$ 5 mil para ser feito, alguém vai descobrir.

A campanha será um fracasso e o empreendedor passará uma imagem negativa ao mercado.

3. Tem gente interessada?

O financiamento colaborativo só tem sucesso se as pessoas compram sua causa. Antes de criar a campanha, entenda se há demanda pelo seu projeto. “Vale até perguntar para amigos se eles apostariam nele”.

4. Seja profissional

Uma campanha de crowdfunding é um negócio. Monte uma equipe capaz de testar, lançar e divulgar sua ideia.

“O empreendedor terá trabalho para entregar o que promete. Então, tenha os melhores profissionais ao seu lado para tudo sair do melhor jeito”.

5. Faça planos

O empreendedor deve entrar em um financiamento coletivo com tudo organizado. Não pode deixar para o final da arrecadação, por exemplo, a montagem do plano de logística para entregar o que prometeu.

“Se deixar para a última hora, a entrega vai falhar ou o custo vai inviabilizar o projeto”.

6. Seja social

Use as redes sociais para divulgar sua campanha. Faça um plano e meça isso com as ferramentas analíticas (por exemplo, o krowdster.co).

A exposição na web e o compartilhamento do seu projeto no Facebook, Twiter e afins, podem render novos investidores.

“Se você puder, vá fisicamente onde está seu publico e mostre seu projeto. Isso ajuda também”.

7. Apareça

Faça um vídeo sobre o produto e apareça nele, ou seja, deixe as pessoas saberem quem é você.

Comece falando do seu conhecimento, dos seus projetos (mesmo que tenham sido feitos em uma empresa), quem são seus sócios na empreitada e os benefícios que você vai entregar para quem aposta na sua campanha.

“Isto tem um grande efeito psicológico”

8. Comece a campanha em alta

Antes de lançar a campanha nas redes sociais, o empreendedor deve conseguir dinheiro com a família, amigos ou investidores conhecidos.

Tente iniciar o crowdfunding com 30% da campanha. O número causa um efeito positivo em quem está procurando crowdfunding para apostar. 

9. Seja persistente

Aprenda com quem errou e com os próprios erros em campanhas que não deram certo. “Não desista da modalidade. Anotando os erros, você sabe o que não fazer quando criar um projeto novo”.

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