Atitudes para tomar todo final de ano nos negócios

Atitudes para tomar todo final de ano nos negócios

Muitas vezes estamos tão ocupados apenas em manter o negócio (entregar para nossos clientes, gerenciar funcionários, manter-nos no topo dos fornecedores, manter relacionamentos com os principais parceiros, etc.) que a ideia de reservar um tempo para outra coisa que não essas atividades empresariais centrais pode parecer como um luxo total. Vou te mostrar 3 atitudes para tomar todo final de ano nos negócios.

É raro tirarmos um tempo para pensar sobre o maior cenário dentro dos negócios. Más, tenha certeza que o sucesso nos negócios depende de um conjuntos de hábitos diários que, se seguidos, corriqueiramente lhe trará muito sucesso.

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Mas a revisão é um componente vital para qualquer empresa que queira continuar progredindo, evitar a estagnação e, melhor ainda, levar ao próximo nível.  

Não há dúvidas de que administrar seu próprio negócio pode ser cansativo e é tão fácil ir de uma coisa para outra e não perceber o quão longe você chegou.

Muitas vezes, porque os negócios podem ser tão desafiadores, pode parece que você sempre dá dois passos à frente e um passo atrás.

Pode parecer que pouco progresso foi feito, o que pode ser desmotivador. A propósito estas atitudes para tomar todo final de ano nos negócios não só para o final do ano, são para o ano inteiro.

Olhando para trás, o que você conquistou no ano passado e de onde você veio pode ter um impacto realmente motivador e estimulante.

Pode parecer que todo o esforço que você está colocando está gerando pouco ou nenhum impacto, mas olhar para trás ao longo de um período de 12 meses ajuda a dar uma imagem muito mais clara de até onde você chegou, o que dá um impulso novamente no próximo ano.

Para deixar isso ainda mais vivo para o próximo período, neste fim de ano não deixe de tomar essas três atitudes:

1. Esclareça (e se alegre com) tudo o que está funcionando

Quando você está com a cabeça baixa e correndo com o negócio, você não necessariamente percebe o que está funcionando bem.

Quais produtos estão sendo vendidos? Quais são os mais rentáveis?

Qual marketing está gerando mais leads? O que você está permitindo converter?

Quem dentro da organização está sendo o mais produtivo? Quais atitudes, ferramentas ou processos levam a isso?

Onde você deve se concentrar mais em seus esforços para obter ganhos mais rápidos?

Ao esclarecer o que está funcionando, você pode identificar onde concentrar seus esforços e o que fazer mais para realmente ajudá-lo a dar o pontapé inicial no próximo ano.

2. Esclareça o que não está funcionando

Da mesma forma, quando você está ocupado com o dia a dia, você não necessariamente percebe o que não está funcionando.

Quais produtos ou serviços não estão vendendo? Há algum produto ou serviço em que você está perdendo dinheiro e que poderiam ser eliminados?

Quem dentro da organização não está entregando para você? Você está concentrando a maior parte do seu tempo de gerenciamento na manutenção de desempenhos, em vez de recompensar, treinar e permitir ainda mais os de alto desempenho?

O marketing não está lhe trazendo leads?

Que tipos de leads não estão convertendo e de onde eles vêm? É o processo de vendas ou o tipo de lead que está levando a conversões ruins?

Ao analisar detalhadamente o que não está funcionando, você pode identificar áreas nas quais você pode estar desperdiçando tempo e recursos, o que poderia ser melhorado simplesmente gerando mudanças excluindo-as do negócio.

3. Elabore o que pode ser melhorado

Finalmente, ajuda identificar as áreas que estão trabalhando para você, mas não estão funcionando tão bem quanto poderiam.

Quais produtos ou serviços estão gerando mais reclamações e, assim, ocupam muito do seu tempo?

Quais melhorias precisam ser feitas para eliminar essas reclamações?

Onde o mercado mudou e você está gradualmente perdendo participação?

O que você precisa mudar em sua oferta de produtos ou em sua abordagem de marketing e vendas para acompanhar essa mudança e garantir que você permaneça relevante?

Você já pensou em ter um novo negócio sem funcionários, sem estoque, sem escritório e podendo atuar de onde você estiver para mais de 60 países?

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Onde sua lucratividade está sendo corroída? Onde você poderia ser mais eficiente, reduzir custos e, portanto, aumentar os lucros?

Quem na sua equipe está lhe causando problemas?

Isso é responsabilidade deles ou é, na verdade, a falta de treinamento, falta de uma descrição clara do trabalho, falta de um plano de desenvolvimento pessoal claro, falta de uma avaliação estruturada processo, falta de motivação ou falta de clareza das oportunidades para eles dentro do negócio?

Talvez essas tarefas de final de ano sirvam simplesmente para identificar onde você pode aproveitar seu desempenho atual para ir do bom ao ótimo.

Ao identificar as áreas que requerem melhorias, você pode esclarecer o que precisa ser trabalhado no próximo ano.

Existe muito a ser ganho com a revisão dos nossos passos.

Olhe para trás e planeje à frente!

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